Maria do Carmo alerta para falta de fitas de medição de diabetes na rede pública

Na sessão desta semana, a vereadora Maria do Carmo Piunti declarou na Palavra Livre que as unidades de saúde de Itu estão com falta de fitas de medição de diabetes. Ela ainda alegou que as pessoas que administram os postos de saúde e PAMs “não conversam” com a secretária da Saúde, Janaína Guerino de Camargo, o que seria a causa da falta do material.

“Está faltando novamente, porque no final do ano eu fiz uma denúncia interna”, afirmou a vereadora, informando que a secretária havia dito a ela que isso não iria mais acontecer. Maria do Carmo também relembrou o caso da mulher que morreu após um AVC no sábado de Carnaval, declarando que a Prefeitura está “economizando”.

“Para atender uma cidade de 170 mil pessoas, tinha dois médicos neurologistas na rede. Um se aposentou. Então o que a Secretaria faz? Não coloca outro no lugar, porque daí economiza. E agora está economizando, não compra a fita”, disse Maria do Carmo, informando o caso de uma paciente que precisa usar 200 fitas do tipo por mês.

O “Periscópio” contatou a Secretaria Municipal de Saúde que, em nota, informou “que não há falta de fitas para medição de diabetes no estoque. O que pode ter ocorrido, e será devidamente apurado, é se houve algum problema de logística no reabastecimento”.