Mostra “Ascensão” reverencia a ancestralidade de família negra

Alexandre Ignácio Alves nasceu em 1968, em São Paulo, onde vive e trabalha (Foto: Divulgação)

O artista visual Alexandre Ignacio Alves apresenta a mostra solo “Ascensão”, a partir deste sábado (02/09), com início ao meio-dia, no FAMA Museu. Com texto crítico de Tiago Gualberto, a exposição revela 10 pinturas de grande formato com personagens da sua família.

Anteriormente, ela foi apresentada no MIS-Campinas e na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em 2022, em São Paulo. O projeto foi contemplado pelo ProAC e tem apoio institucional do FAMA Museu, produção da CAIS, apoio da cachaça Tie e realização do Governo do Estado de São Paulo.

Mesmo o título da mostra tendo referência religiosa – momento em que Jesus Cristo foi elevado às alturas diante de seus discípulos – o artista promove reencontros, não apenas com seus familiares retratados, mas sobretudo com a capacidade de atenção do olhar, driblando a profusão de imagens do mundo contemporâneo e do estereótipo e preconceito que ainda rondam a vida das pessoas negras no Brasil.

Alexandre Ignácio Alves nasceu em 1968, em São Paulo, onde vive e trabalha. Estudou educação artística na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, em 1998. Participou de três mostras coletivas que obtiveram destaque em 2022.

Realizou a curadoria da mostra “Metropolis: Contenitori di quali contenuti?” Rome Film fest 2007 – Seleção dos artistas brasileiros – Roma, além de ter obras em acervo públicos como o SESC, Museu da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Pinacoteca do Estado São Paulo, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS e no Museu de Arte do Rio – MAR.

A mostra pode ser conferida até dia 30 de setembro, de quarta a domingo, das 11h às 17h no FAMA Museu, que fica localizado na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09, Vila São Francisco. Informações pelo telefone (11) 4022-4828 ou pelo site famamuseu.org.br. A entrada é gratuita e a faixa etária é livre.