Museu da Energia de Itu realiza programação especial na 22ª Semana Nacional de Museus

A programação de maio do Museu da Energia de Itu apresenta a instituição como fonte de cultura, educação e inclusão, seguindo a proposta da 22ª Semana Nacional de Museus. Este ano, a unidade museológica completa 25 anos de existência (em dezembro) e, durante a Semana, o polo realiza a primeira ação comemorativa ao seu Jubileu de Prata, a mostra “Acervo do Museu – MEI 25 anos”.

A mostra é apresentada ao público com o intuito de difundir peças do acervo da Fundação Energia e Saneamento, gestora do Museu, que compuseram a exposição inaugural do pólo, “História, Energia e Cotidiano”, em 1999. A ação propõe uma intervenção educativa e interativa para o público. Através de um encarte denominado “Caça ao Acervo”, os visitantes são convidados a “caçarem” as peças indicadas em meio à exposição.

Ainda como parte da programação para a Semana Nacional dos Museus, até 18 de maio, a unidade estará aberta gratuitamente com as exposições “História, Energia e Cotidiano”, “Fragmentos do Cotidiano” e “Liberdade, Mulher e Ciências”, que retratam a origem do setor de energia e a contribuição das mulheres para o conhecimento científico. Haverá ainda distribuição gratuita dos materiais educativos relacionados às exposições: revista “ELAS” e “Almanaque do Sobrado”, este último em referência à recente exposição virtual, lançada em abril.

No sábado (18), acontece a mediação “Todas por Todas”, ação que convida os visitantes a refletir sobre a presença feminina nas ciências e os desafios e preconceitos de gênero que ainda são fatores de desestímulo à carreira feminina.

A 22ª Semana Nacional de Museus acontece entre 13 e 19 de maio e é idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Na Semana, museus participantes de todo o Brasil promovem exposições, visitas e palestras para incentivar a disseminação de conhecimento.

Encerrando a agenda, no Dia da Energia, em 29 de maio, será inaugurado um painel expositivo sobre a antiga subestação instalada no jardim. A construção industrial está desativada e é uma das áreas expositivas do Museu da Energia de Itu, que receberá os recursos expográficos (painel expositivo e legendas) e estará aberto para visitação espontânea. O Museu da Energia de Itu fica na Rua Paula Souza, 669, Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *