Museu da Música discute três gerações de músicos em Itu

Bauer era filho de Maria Augusta da Costa e Felipe Bauer (Foto: Acervo Museu da Música – Itu)

No domingo (03), a partir das 9h30, o Museu da Música – Itu realizará mais um evento da série “Diálogos”, destinado a estudar o seu acervo, intitulado “Tristão Mariano da Costa, Tristão Júnior, Tristão Bauer: uma linhagem na música em Itu”. Desta vez o evento é dedicado a discutir o trabalho de três gerações da mesma família muito atuante por mais de cem anos na música ituana. De maneira especial, o evento pretende perceber melhor a atividade musical do Prof. Tristão Bauer, de quem são lembrados os 120 anos de nascimento. 

Bauer era filho de Maria Augusta da Costa e Felipe Bauer e neto de Tristão Mariano. Estudou música com a sua mãe e com o tio Tristão Júnior. Ampliou os estudos clássicos na Companhia de Jesus e foi cantor solista em Itu até 1947. 

Tristão Mariano, Tristão Júnior e Tristão Bauer estiveram envolvidos também com o Movimento Ceciliano na música sacra local, tema estudado pelo Museu da Música em 2024.

Na ocasião estarão abertas à visita as exposições “O Movimento Ceciliano na Música em Itu” e “Roberto de Francisco, organista” que contarão com visitas mediadas, nesse mesmo dia, entre 10h30 e 12h. Continuam as visitações ao Museu da Música para grupos em outros dias e horários com agendamento prévio através do e-mail museudamusicaitu@gmail.com. O Museu da Música está sediado à Rua Floriano Peixoto, 480, Centro e é mantido pelo Instituto Cultural de Itu.