Museu Republicano de Itu divulga programação de atividades para agosto

Direcionada para crianças acompanhadas de seus responsáveis, o Museu Republicano de Itu oferece durante o mês de agosto uma série de oficinas e mediações nas exposições gratuitas, a partir deste sábado (05).

“Tivemos uma participação surpreendente do público de Itu e região durante nossa programação especial de férias, em julho, e estamos animados em promover novas atividades para este mês”, diz Aline Zanatta, do Serviço Educativo do Museu Republicano. Cerca de 8 mil pessoas visitaram a instituição no mês passado.

Para agosto, serão cinco atividades ao longo do mês, entre os dias 5, 12, 19, 22 e 27, distribuídas em diferentes horários (confira a programação completa logo abaixo).

Para participar, os interessados devem se inscrever antecipadamente enviando mensagem para o endereço eletrônico edu.mrci@usp.br ou entrando em contato com o Museu Republicano por telefone no número (11) 4023-0240, menu 3.

Programação de agosto do Museu Republicano de Itu:

Dias: 5 e 12 de agosto (sábado)

Horário: das 14h às 17h – Oficinas para crianças

Público: espontâneo (qualquer idade)

Mediação educativa: Memórias do Museu

Em 2023, comemoramos 100 anos de abertura do Museu Republicano ao público. Nesta ação educativa, direcionada ao público espontâneo, será abordada de forma lúdica a criação do museu e de seus acervos.
 

Dia: 19 de agosto (sábado)

Horário: das 14h às 17h

Oficina Educativa: Iconografia de Itu no Museu Republicano.

Os Serviços Educativo e Iconográfico oferecerão uma oficina educativa no Museu Republicano apresentando imagens antigas da cidade de Itu registradas pelos fotógrafos Frederico Egner e Setimo Catherini.

Dia: 22 de agosto (terça-feira)

Horário: das 13h30 às 14h30 – necessário inscrições prévias

O conto que conta o Cascudo.

A partir da obra Contos tradicionais do Brasil, preservada na Biblioteca do Museu Republicano, os participantes serão estimulados de forma sensorial e lúdica a conhecer as tradições e contos brasileiros que fazem parte da formação da sociedade brasileira, reconhecendo estes práticas e sujeitos nas exposições do Museu Republicano.

Dia: 27 de agosto (domingo)

Horário: Das 10h às 12h

Aquarelando Miguelzinho Dutra – Oficina para crianças

10 vagas – com inscrições prévias

O Serviço Educativo do Museu Republicano realizará oficinas de pintura sobre as obras do aquarelista Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra (1812-1875). A atividade voltada para o público infantil tem como objetivo valorizar e difundir a obra do artista do século 19 pertencente ao acervo do museu.

Dia: 27 de agosto (domingo)

Horário: das 14h às 17h

10 vagas – com inscrições prévias

Miguelzinho Bordado – Oficina para crianças

O Serviço Educativo do Museu Republicano realizará oficinas de bordados a partir das obras do aquarelista Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra (1812-1875). A atividade voltada para o público infanto-juvenil tem como objetivo valorizar e difundir a obra do artista do século 19 pertencente ao acervo do museu.