Plaza Shopping Itu recebe oficinas sobre patrimônios culturais do Brasil

Os finais de semana de março e abril serão recheados de arte e dança no Plaza Shopping Itu. Em parceria com o Sarau Atelier-Escola, serão realizadas oficinas básicas unindo dança e artes manuais em uma jornada por quatro patrimônios culturais do Brasil: Forró, Frevo, Ciranda e Bumba-meu-Boi. As oficinas são gratuitas, com vagas limitadas, e serão realizadas nas praças de alimentação e eventos. 

A primeira oficina acontece neste sábado (16), das 15h às 17h e aborda o tema “Frevo & Pintura”. Nesta oficina, após experimentar no corpo os passos básicos desse enérgico ritmo brasileiro que é o Frevo, participantes farão expressão em pintura livre de tela com orientação e técnicas básicas.

No dia 23 de março, a “Oficina: Forró & Colagem”. Nesta atividade, após vivenciar o ritmo do Forró, o público aprende a técnica básica de colagem artística para execução de uma obra. A “Bumba-Meu-Boi & Papel Machê” será realizada no sábado, dia 6 de abril. Durante a oficina, os participantes farão uma miniatura de boi artesanal em papel machê para, em seguida, dançar e brincar ao ritmo do Bumba-Meu-Boi.

A quarta e última oficina da jornada será realizada no dia 13 de abril, e conta com o tema “Ciranda & Cerâmica”. Uma vivência de cantar e dançar essa dança circular brasileira que é a Ciranda, em seguida, representar a experiência vivida como esculturas em argila.

As oficinas culturais têm por objetivo promover a cultura brasileira, por meio da dança e das artes manuais, promover reconhecimento patrimônios culturais imateriais do país, democratizar a expressão artística livre (cada pessoa tem um artista em si), oferecer uma oportunidade de aprendizagem de novas técnicas e linguagens para desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes e contribuir para a inclusão cultural dos participantes.

As oficinas são gratuitas, acontecem sempre das 15h às 17h nas praças de alimentação e eventos e contam com 20 vagas cada. Para quem fizer o ciclo completo das quatro oficinas, será oferecido certificado e brinde. As produções realizadas ficarão com a organização das oficinas para futura exposição.

Este projeto é um incentivo do Chamamento Público 06/2023 da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico referente à Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195 de 08 de julho de 2022). As inscrições podem ser feitas pelo site www.plazashoppingitu.com.br.