Saúde visual e inclusão é foco de projeto com 700 crianças em Itu

A avaliação foi realizada com equipamentos de ponta (Foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu)

Na última semana, mais de 700 alunos da rede municipal de ensino participaram do Projeto Ver + Educa: Inclusão de Crianças e Adolescentes por meio da saúde visual, viabilizado em Itu por recursos do deputado federal Vitor Lippi (PSDB) em parceria com a ONG Renovatio e a Associação Parceiros da Educação.

Na oportunidade, o secretário municipal de Educação, Plínio Bernardi Junior, esteve em uma das duas escolas municipais de tempo integral utilizadas como locais de avaliação oftalmológica. O objetivo dessa ação é identificar patologias da visão e providenciar óculos gratuitos, quando necessário. Além de promover a prevenção, realiza o encaminhamento do aluno à Secretaria Municipal de Saúde em casos que necessitam de tratamento prolongado e/ou cirurgia.

Plinio agradeceu aos envolvidos e comentou sobre a importância da avaliação oftalmológica, considerando que muitos alunos evadem das escolas quando apresentam problemas de saúde visual não diagnosticados e, portanto, sem tratamento adequado.

De acordo com dados divulgados pela ONG Renovatio (organização sem fins lucrativos que visa trazer saúde visual e doação de óculos de grau para aqueles que mais precisam), 85% do aprendizado em escolas se dá pela visão e 22.9% da taxa de abandono escolar se dá pela falta de óculos.