Sinal Verde: Primeira definição!

No último domingo (24), a Red Bull garantiu matematicamente o título mundial de construtores, após a vitória de Max Verstapen no GP do Japão. Apesar de seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, mais uma vez ter feito uma corrida desastrosa (dessa vez nem chegou a somar pontos), o atual bicampeão mundial fez o que se esperava dele e sobrou na pista.

Lando Norris e Oscar Piastri, ambos da McLaren, fizeram uma prova consistente, ficando em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Com o resultado, a Red Bull faturou o sexto mundial de construtores de sua história. Anteriormente, havia vencido em 2010, 2011, 2012, 2013 e 2022. É a primeira vez na história que uma escuderia conquista a taça com seis etapas de antecedência. Nem a McLaren de 1988 nem a Williams “de outro planeta” de 1992 conseguiram tal feito.

Após liquidar o mundial de construtores, no próximo GP, o do Catar, o mundial de pilotos poderá ser decidido de forma antecipada para Verstappen. A etapa do Catar será realizada no dia 8 de outubro, porém Max poderá faturar o tricampeonato um dia antes, na corrida Sprint. Basta um sexto lugar na prova, independente do que Pérez fizer. Atualmente, Verstappen lidera a temporada com 400 pontos, contra 223 de Sergio e 190 do heptacampeão mundial Lewis Hamilton. Vamos em frente!