Visando eleições, vereadores anunciam mudança de partido

Os vereadores de Itu aproveitaram a janela partidária, período em que podem trocar de partido sem prejuízo do mandato. Visando as eleições de outubro, os parlamentares tinham até ontem (05) para realizar a desfiliação partidária para mudança de legenda, podendo continuar no cargo para concorrer no dia 6 de outubro.

O partido que mais ganhou com a janela foi o PDT (Partido Democrático Trabalhista), que agora se tornou a maior bancada da Câmara de Itu com três vereadores: Mané da Saúde, que já estava no partido, e os novos integrantes Dr. Marcos Moraes (que deixou o União Brasil) e Luisinho Silveira (que deixou o MDB).

O MDB (Movimento Democrático Brasileiro), por sua vez, ganhou a adesão de Maria do Carmo Piunti (que estava no PSC). A vereadora é cotada para ser candidata a vice-prefeita na chapa com Rodrigo Moraes (PL). Eduardo Ortiz continuou filiado ao MDB.

O PL (Partido Liberal), que antes tinha três vereadores, agora tem dois: Dr. José Galvão, que anunciou na semana passada sua mudança do União Brasil para a nova sigla, e Adautinho, que permanece no partido em que é vice-presidente do diretório municipal. O PP (Partido Progressista) do prefeito Guilherme Gazzola agora conta com Célia Rocha, que saiu do PL. Quem também saiu do PL foi o presidente Dr. Ricardo Giordani, que agora é do PSB (Partido Socialista Brasileiro).

Dr. Sérgio Castanheira, que estava no Cidadania, é outro que agora está filiado ao PSB. Já Normino da Rádio permanece no Cidadania. Patrícia da ASPA também continua em seu partido, o PSD. Por fim, Donizetti André deixou o Republicanos e foi para o PP.

Desincompatibilização

Neste sábado (06) é o prazo para a desincompatibilização de secretários municipais que pretendem se candidatar a vereador. Desincompatibilização é o ato, praticado por um pré-candidato de se afastar, de forma temporária ou definitiva, do cargo ou da função que ocupa para concorrer nas eleições. 

O objetivo é evitar que futuros candidatos ou candidatas utilizem a estrutura e os recursos públicos para obter algum tipo de vantagem eleitoral diante dos concorrentes. A desincompatibilização deve ocorrer até seis meses antes do pleito.

Na pasta de Obras, Eduardo Luiz Alves da Silva foi substituído por José Roberto Fernandes Barreira, que já responde à pasta de Habitação e assume a Secretaria de Obras de forma interina. Na pasta de Turismo, Lazer e Eventos, César Benedito Calixto passa o cargo para Alzira Guimarães de Paula, que é a atual secretária de Promoção e Desenvolvimento Social e assume a Secretaria de Turismo de forma interina.

Diferentemente dos anteriores, na sexta-feira, a Prefeitura de Itu comunicou a exoneração do diretor da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o ex-vereador Rodrigo Oliveira Macruz, por, segundo a administração, “questão de desempenho na função”.

A desincompatibilização de secretários que serão candidatos a prefeito ou vice acontece quatro meses antes do pleito, por isso o secretário de Planejamento Gilmar Pereira (PP) e a secretária de Saúde Janaina Camargo (PSB) só deixarão os postos no dia 05 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *