Alberto Valentim é o novo técnico do Ituano

Último clube treinado por Alberto Valentim foi o Atlético-GO (Foto: Ingryd Oliveira/ACG)

Alberto Valentim é o novo técnico do Ituano. O anúncio foi feito pelas redes sociais do clube. Após reunião com o gestor Juninho Paulista nesta segunda-feira (26) foram acertados todos os detalhes do contrato. O treinador assinou para as temporadas 2024 e 2025 e já comanda o treino a partir desta terça (27). Ele tem 48 anos, e é mineiro de Oliveira.

Como atleta, Valentim foi lateral-direito. Começou na base do América-MG e foi campeão da Copa São Paulo pelo Guarani em 1994. Depois, jogou na Inter de Limeira, Athletico Paranaense, São Paulo, Flamengo, Cruzeiro e em dois clubes na Itália: Udinese e Siena.

Valentim iniciou a nova carreira em 2012 como auxiliar técnico no Athletico e na sequência no Palmeiras de 2014 até 2016. Em 2017, assume como treinador do Red Bull Brasil, mas volta no mesmo ano para o Verdão, onde chegou a ocupar o comando interinamente no lugar de Cuca e foi vice-campeão brasileiro em 2017.

No ano seguinte dirigiu o Botafogo/RJ, onde foi campeão carioca. Depois foi dirigir o Pyramids do Egito. Quando retornou ao Brasil, trabalhou no Vasco, Avaí, novamente no Botafogo, Cuiabá, Athletico (onde conquistou seu principal título, a Copa Sul-Americana de 2021), CSA e no ano passado no Atlético Goianiense.

Valentim assume o lugar de Marcinho Freitas, que foi demitido após a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil. Na última partida, o Ituano foi treinado interinamente pelo auxiliar Douglas Leite. Na oportunidade, o Galo perdeu para o Red Bull Bragantino e entrou na zona de rebaixamento do Paulistão.