Aprovado na Câmara o reajuste de 3,92% aos servidores

A 11ª Sessão Ordinária de 2024, realizada na última terça-feira (16), teve todos os projetos aprovados. O vereador Dr. José Galvão (PL) não esteve presente devido a um problema de saúde. Em primeira discussão, de autoria do Executivo Municipal, o Projeto de Lei Nº 42/2024, que dispõe sobre a Revisão Geral Anual para a remuneração dos servidores públicos municipais e autárquicos. O percentual foi de 3,92%, tendo como base o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

O reajuste foi considerado baixo pelos vereadores de oposição, que fizeram críticas. A vereadora Maria do Carmo Piunti (MDB), por exemplo, disse que o valor não pagaria um saco de arroz. Já o líder do Executivo, Normino da Rádio (Cidadania), lembrou do reajuste concedido ano passado, de cerca de 15% aos servidores.

Eduardo Ortiz (MDB) também criticou o reajuste e fez comparação com outras cidades, onde o percentual foi maior. Sobre o reajuste do ano passado, o edil disse que foram retirados direitos dos servidores. “Não adianta dar com uma mão e tirar com a outra”, declarou. Já Maria do Carmo também comparou o reajuste aos servidores com o reajuste da conta d’água, que foi na ordem de 4,59%. Apesar das críticas, o projeto passou por unanimidade.

Também foi aprovado, da vereadora Maria do Carmo Piunti, em segunda discussão, o Projeto de Lei Nº 27/2024, que “Dispõe sobre o atendimento preferencial ao portador de diabetes nos laboratórios das Redes Pública e Privada de saúde durante realização de exames que necessitem de jejum total”. Os projetos de autoria de Galvão foram adiados para a próxima sessão.

Os projetos aprovados em 2ª discussão seguem para sanção do Executivo Municipal, já os projetos aprovados em 1ª discussão seguem para nova discussão na 12ª Sessão Ordinária de 2024, que ocorre na próxima terça-feira (23), às 16h, no Plenário da Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *