Câmara realizou pagamentos para Instituto denunciado pelo “Fantástico” da TV Globo

Marquinhos da Funerária foi um dos vereadores que recebeu medalha do Instituto Tiradentes / Foto – Arquivo/Câmara

No último domingo (05), o “Fantástico”, da TV Globo, divulgou uma reportagem em que denuncia empresas que vendem diplomas de melhor gestor para prefeitos, vereadores e secretários municipais. Entre as entidades investigadas pela matéria está o Instituto Tiradentes, de Minas Gerais, que já premiou vereadores e secretários ituanos em outras administrações.

A TV TEM veiculou outra matéria durante a semana, apontando os valores gastos pela Câmara Municipal e pela Prefeitura de Itu entre 2015 e 2016, que iam de R$ 479 com despesa a R$ 1.053,90 para a participação em Seminário Brasileiro de Prefeitos promovido pelo Instituto Tiradentes.

A reportagem chegou a exibir imagens do ex-vereador Zelito do Quiosque recebendo uma medalha de “vereador mais atuante” e a do então secretário da Saúde Manoel Monteiro Gomes, o Mané da Saúde (PRB), hoje presidente da Câmara, ao lado do ex-prefeito Antonio Tuíze.

Segundo o “Fantástico” divulgou, Tribunais de Contas dos Estados investigam o uso de dinheiro público na compra dessas honrarias. Em nota ao JP, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu confirmou que “realizou pagamentos ao Instituto Tiradentes nos anos de 2015 e 2016 referentes a seminários promovidos pela instituição, com o intuito de qualificar os edis, conforme aponta o Portal da Transparência”.

Ainda em nota, o Legislativo Ituano disse que “desconhece a outorga de medalhas e não realizou empenhos com esta finalidade. Em 2015, participou o então presidente da Câmara, Marcus Aurélio Rocha de Lima (Marquinhos da Funerária) e, em 2016, Marcus Aurélio Rocha de Lima e Joselito Santos de Farias (Zelito do Quiosque)”.

Já o vereador Mané da Saúde informou que, no período em que foi Secretário de Saúde, participou de um seminário realizado pelo Instituto Tiradentes e a Prefeitura de Itu pagou o valor da inscrição. “Embora, na ocasião, a Prefeitura tenha recebido uma medalha em reconhecimento ao investimento de 23,52% de sua verba na pasta da Saúde, o empenho não teve como finalidade pagar a medalha”, declarou em nota.