Corrida e Caminhada realizada em Salto coloca autismo em pauta na sociedade

Por Ariel Silva Soares, Julhia Caroliny de Jesus e Fernanda Alves Ataide

Amanhã (02) será realizada a terceira edição da Corrida e Caminhada da Conscientização do Autismo, em Salto. O evento partirá da Rua Jornal O Saltense, no bairro Nossa Sra. do Monte Serrat, às 8h, e o percurso será de 5 quilômetros.

A Corrida de Conscientização do Autismo se tornou tradicional na cidade e tem o objetivo de colocar o tema autismo em discussão na sociedade. A Prefeitura de Salto apoia o evento e dará suporte com o trânsito e a segurança dos participantes.

Em Salto, o Instituto Zoom é referência no atendimento social e clínico-pedagógico de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e possui vários projetos, que visam a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo.

Segundo a psicóloga especializada em TEA, Letícia Grossi, há muita estigmatização sobre o autismo e isso acontece por causa da ignorância, da falta de conhecimento da sociedade. “Isso acaba levando ao capacitismo, ou seja, acreditam que o autista não tem capacidade de realizar e conquistar coisas em sua vida, e essa falta de entendimento é encontrada até mesmo em profissionais da área”, explica a profissional.

Para Grossi, as caminhadas em prol da conscientização ajudam a alertar as pessoas e leva conhecimento sobre os autistas e as dificuldades enfrentadas por eles para todos. “A sociedade tem que entender melhor, para acabar com esses paradigmas e preconceitos”, afirma a psicóloga.

Segunda ela, é preciso entender que o autista, apesar de determinadas dificuldades pontuais, pode ter uma vida normal. “Eles podem casar, ter filhos, se relacionar, trabalhar e estudar. O conhecimento é a base, é o primeiro passo para uma qualidade de vida melhor para essa comunidade que aumenta cada dia mais”, conclui.