Dicas para os motociclistas iniciantes

A inexperiência invariavelmente causa desconforto e, em alguns casos, pode colocar em risco nossa segurança e a das demais pessoas. Porém, a mesma pode ter um prazo de validade curto.

No caso de guiar uma motocicleta, por exemplo, quanto mais você praticar a pilotagem mais irá aprender e, com o tempo, terá um maior domínio do veículo, que será praticamente uma extensão de seu corpo.

Para isso, listamos algumas dicas para que você possa trafegar com segurança e ganhar experiência.

 

Posicionamento ao guidão

Tente assumir uma posição natural ao guidão, o que será meio caminho andado para pilotar bem. Motos também exigem uma boa dose de energia física para serem conduzidas. Manter ambos joelhos pressionando levemente o tanque e segurar o guidão com firmeza (mas sem exagero) é o ideal para fazer com que moto e condutor formem um conjunto único.

Equipamento

A lei obriga a usar capacete. O bom senso manda usar luvas, calçados de cano alto e um traje (calça e jaqueta) com proteções nos pontos cruciais, porém evite o exagero. Se você está começando a pilotar uma moto pequena, usar um macacão de couro igual ao de um piloto de Moto GP, por exemplo, só irá atrapalhar seu aprendizado.

Uma vez que as primeiras centenas de quilômetros ao guidão devem obrigatoriamente ser percorridas em baixas velocidades, o grau de proteção dos seus trajes pode ser leve, para que haja conforto.

Capacetes abertos, sem proteção para o queixo, são menos seguros em caso de uma queda, mas bons para evitar a claustrofobia nos treinos em baixa velocidade. Botas de cano alto sem solas exageradamente grossas são aconselháveis para “sentir” melhor os comandos de câmbio e freio traseiro, e o mesmo vale para luvas, que não precisam ser grossas demais para não anularem a necessária sensibilidade nas mãos.

Pneus

Pneus de má qualidade ou desgastados afetam de maneira brutal a dirigibilidade. Escolher marcas boas (dê preferência ao equipamento padrão com o qual a moto sai da fábrica) e não alterar as medidas recomendadas são as regras a serem seguidas.

Outra atitude obrigatória é respeitar a recomendação estabelecida pelo fabricante para a pressão, lembrando sempre que a medida correta será sempre obtida com os pneus frios, uma vez que o natural aquecimento devido ao atrito com a pavimentação altera a medição.

Estacionar

Aprender a estacionar sua motocicleta de maneira correta pode evitar problemas e cenas constrangedoras. Quando o piso é plano e regular, sem degraus ou imperfeições, não há muito segredo. Seja com o cavalete lateral ou com o central, o sucesso da operação é quase sempre garantido.

Regra número zero é jamais estacionar sua moto em uma via íngreme com a roda dianteira embicada no meio-fio, uma vez que, na hora que você precisar sair, empurrar a moto para trás pode resultar em uma tarefa impossível.

Visibilidade

Dar preferência a trajes de cores chamativas é algo que ajuda muito a segurança do motociclista. Caso prefira jaquetas de cores escuras, avalie com carinho o uso de coletes ou ao menos as faixas de material reflexivo, que vão fazer te deixar visível quando o farol de outros veículos apontar para você. Outro fator fundamental da segurança do motociclista é jamais descuidar das lâmpadas. (Daniel Nápoli)