Ituano estreia na Copa do Brasil no dia 1º de março

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou oficialmente a tabela detalhada da primeira fase da Copa Betano do Brasil 2023, que contará com 92 times participantes. O Ituano faz sua estreia no dia 1º de março, às 21h, contra o Princesa do Solimões, do Amazonas, fora de casa.

A partida acontece no Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM. Por ser visitante, o time do técnico Gilmar Dal Pozzo tem a vantagem do empate para avançar para a segunda fase da competição. Caso vença, também avança. Já em caso de derrota, o time amazonense se classifica.

O time que passar para a fase seguinte encara o vencedor do duelo entre Caldense e Ceará, que acontece no mesmo dia, às 21h30, no Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas/MG. Na segunda fase, caso a partida termine empatada, a decisão será por pênaltis.

Na terceira fase entram os 12 times previamente classificados na Libertadores, Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e Série A do Campeonato Brasileiro, além dos 20 clubes que avançaram das duas primeiras fases. Um sorteio definirá os confrontos que acontecerão em jogos de ida e volta. Terminada esta fase, virão as oitavas, quartas, semifinais e final — todas decididas em confrontos de ida e volta.

A última participação do Ituano na Copa do Brasil aconteceu em 2018, quando foi eliminado pelo Uberlândia ainda na primeira fase. As melhores campanhas do rubro-negro na competição ocorreram em 2005 e 2015, quando, em ambas as vezes, o time chegou às oitavas de final.

O adversário

O Princesa do Solimões é um clube amazonense sediado na cidade de Manacapuru, sendo um dos clubes mais tradicionais do interior do Amazonas. O time manda seus jogos no Estádio Gilbertão, com capacidade para 15 mil pessoas. Manacapuru localiza-se na região metropolitana de Manaus e é a quarta cidade mais populosa daquele Estado. A distância entre Itu e Manacapuru é de 3.905,4 km.

O adversário do Galo é o líder do Campeonato Amazonense atual, com nove pontos conquistados em três jogos disputados. Fundado em 1971, o clube, conhecido como Tubarão, foi finalista do Amazonense em 1995, 1997, 2013, 2014, 2016 e 2022, sendo campeão em 2013.