Lilian Solá Santiago no 4° Encontro Extraordinário

O Estúdio Extraordinário (EE) realizará, neste sábado (1º de julho), às 15h, seu 4º Encontro Extraordinário. Os encontros, dos quais participam artistas de diferentes segmentos e vertentes, é aberto ao público e têm como objetivo viabilizar o acesso a expressões artísticas para o público em geral.

Em sua quarta edição, o EE receberá a documentarista, professora e cineasta Lilian Solá Santiago. Segundo a organização do EE, vivemos num período em que atores negros estão mais presentes no audiovisual de forma humanizada, contudo essa é uma história bem recente.

O período conhecido como Retomada do Cinema Brasileiro, a partir de 1995, teve como principais bilheterias, em seus primeiros 20 anos, filmes que imprimiram grande quantidade de corpos negros criminalizados em tela, como as grandes bilheterias “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite”, entre outros.

Lilian Santiago, como produtora, acompanhou de dentro este processo e, como participante do grupo Cinema Feijoada, torna-se a principal voz feminina precursora do audiovisual negro brasileiro contemporâneo. A partir das 15h, Lilian falará sobre audiovisual como ferramenta de persuasão e mudança de atitude na atualidade.

Lilian é documentarista pioneira do cinema negro no Brasil. Nos anos 2000 participa do Grupo Cinema Feijoada e, com “Família Alcântara” (2006, com Daniel Santiago), torna-se a primeira mulher negra a lançar um documentário em salas de cinema do Brasil. Diretora, roteirista e produtora, realizou mais de uma dezena de documentários premiados no Brasil e no exterior e também atua como roteirista.