Manutenção de calhas: precauções e dicas para mantê-las “em ordem”

A limpeza das calhas de sua residência também é importante para evitar proliferação de insetos

Calha entupida pode dar dor de cabeça para qualquer um. Para que você não passe sufoco caso isso ocorra, é necessário realizar avaliações periódicas com profissionais para que não ocorram infiltrações e umidades internas decorrentes de entupimento destas.

Folhas de árvores, galhos, papel e outros resíduos podem, muitas vezes, atrapalhar o escoamento da água, dando ao dono da casa muita preocupação. É necessária uma programação para limpeza das mesmas.

A seguir, você confere algumas dicas e cuidados para que sua calha funcione da maneira correta e útil:

  • É importante que as calhas da sua casa sejam funcionais e estejam sempre em bom estado. Calhas com buracos ou enferrujadas podem não ser tão úteis quanto devem ser;
  • Evitar o acúmulo de sujeiras que impeçam o escoamento da água das chuvas é o ideal. A limpeza das mesmas deve ser feita, no mínimo, duas vezes por mês. Em casos de muitas chuvas durante o mês, essa medida pode ser dobrada;
  • A limpeza das calhas também é importante para evitar proliferação de inseto.

Em casos de problemas maiores com as calhas, a visita de um profissional qualificado em sua residência é imprescindível. Verifique se há rachaduras ou outros danos que possam causar vazamentos.

É importante ressaltar, também, que a manutenção das calhas não deve ser feita em caso de telhas molhadas, pois elas ficam escorregadias, mais suscetíveis a quebras e colocam a vida do morador em risco. Casos de telhas desencaixadas ou quebradas também são contraindicadas para realizar a manutenção. Avaliar a qualidade, o custo e a necessidade da manutenção, junto a um profissional da área, é indispensável.

Fotos: Divulgação