O futuro do emprego na cidade de Itu

Secretário Municipal de Emprego, Olavo Volpato fala sobre o trabalho à frente da pasta e a expectativa para os próximos meses (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

O emprego é um dos pontos que mais preocupam os brasileiros hoje e sempre. Atualmente, o desemprego atinge 9,3% da população no segundo trimestre de 2022, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É o menor patamar para o período desde 2015, quando o indicador estava em 8,4%.

Em Itu, o cenário é de oportunidades. Conforme mostram os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, houve um aumento expressivo no setor de serviços, além da indústria e do comércio.

 De janeiro de 2021 a junho deste ano, Itu registrou um saldo positivo de 3.813 em geração de emprego. Nos últimos 24 meses, a cidade registrou apenas um mês com o saldo negativo, sendo que nos últimos 12 meses o município praticamente dobrou em saldo de empregos comparado com cidades vizinhas, como Porto Feliz, Salto e Cabreúva.

O maior número de contratados são pessoas entre 18 e 24 anos, com o ensino médio completo. No primeiro semestre de 2022, Itu contou com um saldo positivo de 1.298 empregos, contra 636 de Porto Feliz, 613 de Cabreúva e 593 de Salto. Neste período, no município ituano, ocorreram 13.176 desligamentos e 14.476 admissões.

A respeito dos números, a reportagem do Periscópio conversou com o secretário municipal de Emprego, Olavo Volpato, que comentou a respeito do trabalho desenvolvido. Segundo ele, há um “apoio incondicional” do prefeito Guilherme Gazzola (PL), do SEBRAE, do SENAI, do SENAC, do SECOM e da Associação Comercial e Industrial de Itu, bem como do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu.   “Estes foram parceiros em todas nossas atividades relativas à qualificação profissional. Ressalto as atividades durante a pandemia da Covid-19, quando Itu se destacou em ter positivas vagas no Caged. Ressalto uma vez mais o trabalho realizado por todo corpo de funcionários desta administração em todos os seus setores, que foram fundamentais para receber as pessoas em busca de vagas no nosso município”, destaca Volpato.

O ex-prefeito comenta que atualmente Itu conta com 53.926 empregos formais e fala também sobre a estrutura da Secretaria. “Hoje temos o PAT, apoio ao Seguro Desemprego, Bolsa Trabalho, unidades de treinamento do Via Rápida, SEBRAE e Banco do Povo. Tudo isso com o intuito de gerar renda, seja por emprego ou empreendedorismo, bem como um esforço no sentido de capacitar os desempregados”.

Questionado sobre os seguidos aumentos no saldo positivo de empregos, mesmo durante o pico da pandemia de Covid-19, o secretário afirma que o resultado se deve ao “investimento na chegada de grandes empresas e comércios, através de grandes redes de supermercados, e crescimento da indústria local”.

Falando em supermercados, desde 2019, foram inaugurados em Itu seis supermercados e até o final do ano que vem, mais três deverão iniciar atividades no município, o que permitirá a geração de novos empregos.

Sobre as expectativas para os próximos meses, Olavo comenta. “Nossa Secretaria tem buscado parcerias com instituições para trazer cada vez mais capacitações profissionais e comportamentais, tendo com um dos principais parceiros o SEBRAE, SECOM, SENAI, SENAC e nossa expectativa é crescer ainda mais com a implantação de mais mercados comerciais e industriais, uma vez que o setor de serviços cresce naturalmente”, frisa.

 “Tivemos ultimamente a recepção de uma importante empresa no ramo da metalurgia, do Supermercado Caetano, nova unidade do McDonald’s na Rodovia Castello Branco. Além disso, a Prefeitura, através do SEBRAE, vem investindo pesadamente na questão do empreendedorismo e capacitações”, destaca Volpato.

O comandante da pasta destaca ainda as formações profissionais. “Hoje, nossa Secretaria tem fechado cursos do SEBRAE em parceria com Cultura, Turismo, Sindicato Rural, SECOM, Associação Comercial e Industrial e Itu, SENAC e SENAI. Inclusive, fechamos um programa inovador com o Quartel de Itu, através de seu comandante coronel Henrique Cesar, onde os recrutas terão oportunidade de capacitação profissionalizante e empreendedora”.

Olavo Volpato também destaca o vindouro Polo Tecnológico e Industrial que será instalado no Pirapitingui e destaca que Itu é a única cidade de médio porte do Estado de São Paulo a ter três unidades do SEBRAE AQUI.

Oportunidades

 Além das iniciativas já citadas, Itu conta também com o Instituto Emprega Itu, idealizado pelo vereador Lusinho Silveira (MDB). Localizado na região do Pirapitingui, o espaço tem auxiliado muitas pessoas que deixaram a temida fila do desemprego.

Ivaneide Barreto recentemente foi contratada para atuar como inspetora de qualidade, em uma multinacional instalada em Itu (Foto: Arquivo pessoal)

É o caso de Ivaneide Barreto, de 41 anos, que ficou desempregada por quatro meses e, por meio do Emprega Itu, após ter se cadastrado para diversas vagas, foi chamada para a entrevista em duas empresas, sendo contratada pela Sakura Tech Brasil, local em que atua como inspetora de qualidade I.

 “Eu agradeço muito, pois muita gente não acredita no projeto, mas sou testemunha viva desse projeto. As oportunidades que estão surgindo de emprego hoje, a gente sabe que são muitas mesmo, porém as pessoas não têm qualificação profissional, muitas estão iniciando o primeiro emprego, outras estão acomodadas e querem voltar ao mercado de trabalho”, comenta Ivaneide, que acrescenta. “Minha admiração por esse projeto é pela seriedade dele e sua divulgação, que não é só de vagas de emprego, mas de qualificação profissional também”.

 Após ficar um período desempregada, Daniela dos Santos há um mês, também por meio do Instituto Emprega Itu, foi contratada pela Sakura, atuando na produção. “Graças a Deus eu consegui a oportunidade e estão vindo empresas para a cidade e isso é muito bom, pois tem muitas pessoas desempregadas”, conclui.

Um comentário em “O futuro do emprego na cidade de Itu

  • 31/08/2022 em 09:31
    Permalink

    Citar Caged é só pra maquiar a dura realidade do desemprego na cidade, como a que aflige minha família.

Os comentários estão desativados.