Operação da GCM desmonta esquema de tráfico de drogas

Foram presos seis indivíduos durante trabalho promovido nos bairros Botuxim e Vila Progresso. A operação contou com apoio da Guarda Civil Municipal.

Drogas BotuximNa noite da última segunda-feira, três desempregados, com idades entre 21 e 23 anos, um ajudante geral de 25 anos, um pedreiro de 26 anos e um jardineiro de 34 anos, foram presos por tráfico de drogas durante uma operação realizada pela Guarda Civil Municipal nos bairros Botuxim e Vila Progresso. Foram apreendidas diversas porções de entorpecentes como crack, cocaína, haxixe e maconha.

Segundo informações, por conta de uma interceptação telefônica, que corre em segredo de justiça, com o objetivo de apurar crimes de roubo e tráfico, promovido por vários indivíduos do bairro Vila Progresso e proximidades, a GCM tomou ciência de que seria feita a entrega de entorpecentes em um sítio, localizado no Botuxim, e que as drogas seriam revendidas na Vila Progresso.

Diante disso, a guarnição se dirigiu até a estrada em que os indivíduos iriam efetuar a transação, e por volta das 23h30, quando visualizaram um indivíduo, conduzindo uma motocicleta Honda/CG 150 FAN, vermelha, com placas de Itu, identificado como sendo um ajudante geral de 25 anos. Como a GCM já sabia que um dos elementos envolvidos no caso iria até o local, por meio daquele veículo, decidiu promover a abordagem.

Ao presenciar a guarnição, o ajudante geral tentou fugir, chegando a realizar disparos com uma arma de fogo, não sendo possível efetuar a prisão do elemento.

Pouco tempo depois, as autoridades perceberam a presença de um automóvel VW/Gol, marrom, com placas de Salto, no qual se encontravam em seu interior, um desempregado de 21 anos e um pedreiro de 26 anos. Com esses indivíduos a GCM obteve êxito em promover a abordagem, encontrando no poder do desempregado a quantia de R$ 3 mil em dinheiro, enquanto com o pedreiro foram localizadas diversas porções de crack.

Após a detenção da dupla, o jovem de 21 anos indicou a GCM o sítio em que o ajudante geral, fugitivo, poderia estar escondido. Diante disso, a guarnição se dirigiu até o endereço alvo e assim que chegou, um indivíduo, ao perceber a presença da viatura, jogou um tijolo de cocaína. Assim que foi efetuada a abordagem, o homem foi identificado como um jardineiro de 34 anos.

Ao ser questionado, ele confirmou que o ajudante estava escondido naquele sítio e que o mesmo é traficante e foragido da justiça. O abordado indicou ainda um outro local em que existiam outros entorpecentes. Ainda no sítio, a GCM apreendeu um caderno de anotações referentes ao tráfico de drogas, contendo diversos nomes e valores.

Logo após, foi dada voz de prisão aos indivíduos, que, após chegarem à delegacia, indicaram o endereço do desempregado de 21 anos, na Vila Progresso, em que deveriam constar outros entorpecentes. Uma vez obtendo o endereço, a Guarda Civil Municipal se dirigiu ao local onde encontraram 112 porções de cocaína.

No mesmo bairro foi localizado um desempregado de 22 anos que se encontrava ao lado de sua esposa, uma desempregada de 23 anos. A GCM encontrou com o rapaz a quantia de R$ 60 em dinheiro, além de 40 porções de crack.

Indagado, o casal confirmou que mantinha contato com a organização criminosa, sempre em conversas em relação ao crack.

Diante dos fatos, todos os indivíduos abordados foram presos e conduzidos ao Plantão Policial, sendo posteriormente encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba/SP, onde permanecerão à disposição da justiça.

Ao todo foram apreendidas 160 porções de crack, 143 de cocaína, nove de haxixe e três de maconha, além do caderno de anotações, três aparelhos de telefone celular e uma motocicleta.