Rádio FM 90 completa 41 anos levando música, entretenimento e informação

Estúdio da FM 90, localizado às margens da Rodovia da Convenção, em Salto (Foto: Divulgação/FM 90)

Na última quinta-feira (22), a Rádio FM 90 completou 41 anos no ar, um dia depois em que se comemora o Dia do Radialista. Além da programação variada envolvendo entretenimento, interação com o ouvinte e comunicação atuante, a emissora também é destaque no jornalismo de credibilidade, com boletins diários, de hora em hora. A grade diversificada de programação é de grande importância para manter os seus milhares de ouvintes bem informados.

A “queridinha da região” foi ao ar pela primeira vez na noite de Natal do ano de 1980 e, em janeiro de 1981, firmou definitivamente suas transmissões operando no canal 215 – 90,9 Mhz. Na época de sua fundação, era conhecida denominada Rádio Pioneira FM e em 1991, passou por uma transformação: recebeu novas instalações, equipamentos, ganhou autorização de um aumento de potência para classe A, para abrangência de sinal regional, adquirindo para isso novo transmissor e antena.

 Nessa mudança de fase, a programação da emissora contou com uma direção artística inovadora: foi aí que passou a se chamar FM 90 e as transmissões sonoras passaram a ser 24 horas por dia para mais de 60 cidades da região sudeste do Estado e para todo o Brasil pelaa internet. Com quatro décadas no ar, a FM 90 se consolida entre as mais tradicionais do FM em toda região, por transmitir ao longo de todo esse tempo uma programação local de identidade própria e idealizada para atender o público ouvinte e seus anunciantes.

Luis Carlos de Oliveira, radialista há 35 anos, está há 33 na FM 90. “Em 1989 trabalhei na Rádio Cidade FM em Itu e depois vim para a 90 e aqui estou eu. O carinho recebido de nossos ouvintes ao longo de todo esse tempo não tem dinheiro que pague. Todos os dias, quando entro no ar, é como se estivesse estreando novamente”, frisa Luis, apresentador do programa “Lembranças”, que vai ao ar semanalmente, das 8h às 12h, e aos domingos, das 7h às 8h, o “Recanto Sertanejo”.    

Em 16 de novembro de 1987, Gasparini Filho estreava seu programa e de lá pra cá não mais parou. “São 34 anos no ar. Foram mais de 9 mil programas apresentados ao longo desse tempo, semanalmente das 6h30 às 8h. É uma entrega total. Entrar no ar é transmitir informação, levar boa música é gratificante demais”, frisa o comunicador que usa constantemente um de seus jargões preferidos: “Um programa sério; respeito total ao ouvinte!”.