Rede Saber I, Rogério, Pery e ETEC são os destaques de Itu na nota do Ideb 2019

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 foram divulgados na terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Itu obteve média superior à nacional, apesar de só ter batido a meta estipulada no Ensino Médio.

 No Ensino Fundamental I (que vai do 1º ao 5º ano e é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação), o Ideb foi 6,1 – em 2017, último ano de avaliação, foi 6,3. Para 2021, a meta projetada é de 6,9. O destaque nessa etapa de ensino foi a Escola Municipal de Ensino Integral Rede Saber I, na Rua Sorocaba, com nota 7,1.

  A escola foi inaugurada em 2018 pela atual gestão, sendo que mais duas unidades foram abertas em seguida: Convenção (em funcionamento) e Rachel Steiner (com inscrições abertas). Em live nesta semana, o prefeito Guilherme Gazzola (PL) confirmou a intenção de abrir mais duas unidades, uma no Pirapitingui e outra na Vila Lucinda.

  No Ensino Fundamenta II (6º ao 9º ano, de responsabilidade do Governo do Estado), a nota alcançada foi 5,3, enquanto a nota projetada pelo índice era 5,9. Já a nota projetada para 2021 é de 6,1. Nesta etapa de ensino, o destaque ficou para as escolas estaduais “Prof. Rogério Lázaro Toccheton”, no São Luiz, e “Prof. Pery Guarany Blackman”, na Vila Roma, ambas com 6,3 de nota.

  Por último, no Ensino Médio (1º ao 3º ano, também de responsabilidade no Governo), a nota foi 4,6, batendo a meta estipulada, que era 4,2. Daqui dois anos, a meta projetada é de 4,4. Nesta categoria, o destaque ficou para a ETEC Martinho Di Ciero (antiga Escola Agrícola), com nota 6,4.

 Vale destacar que a ETEC é de competência do Centro Paula Souza (CPS), uma autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Entre as escolas de responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação, a melhor nota foi a da EE “Prof. Antonio Berreta”, na Rua Sorocaba, com 5,9 de índice. Todos os resultados das escolas públicas de Itu podem ser consultados em ideb.inep.gov.br.

  São Paulo teve o melhor resultado do Brasil nos anos finais do Ensino Fundamental e voltou a crescer nas outras etapas do ensino. Segundo os dados, nos anos iniciais do Fundamental (4ª série ou 5º ano), o estado saltou de 6,5 pontos para 6,6 pontos. Nos anos finais (8ª série ou 9º ano), a pontuação de 4,8 em 2017, foi para 5,2 pontos em 2019.

 No Ensino Médio, a rede estadual de São Paulo registrou o maior crescimento de sua história, ao passar de 3,8 pontos para 4,3 pontos, ficando em quinto lugar no ranking entre os estados nesse item.

Sobre o Ideb

 Medido a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O Ideb é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O índice final varia de 0 a 10.

   O índice tem metas diferentes para cada ano de divulgação e também metas específicas nacionais, por unidade da federação, por rede de ensino e por escola. A intenção é que cada instância melhore os índices para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). (Com informações da Agência Brasil)

Rede Saber da Rua Sorocaba, primeira unidade de tempo integral da rede municipal, teve a melhor nota do Ideb (Foto: Arquivo/Prefeitura de Itu)