Guardiões da Galáxia vol. 2

Por André Roedel

Uma grande comédia de super-heróis. Assim é o novo lançamento da Marvel Studios, Guardiões da Galáxia vol. 2. Continuação do inesperado sucesso de 2014, esse longa-metragem intensifica o humor quase que subversivo do anterior e insere diversos novos elementos para o grande Universo Cinematográfico da Casa das Ideias – como a empresa é conhecida no mundo dos quadrinhos.

Nesta sequência, Peter Quill (Chris Pratt) tem de lidar com o aparecimento abrupto de seu pai, Ego, o Planeta Vivo – sim, é tão absurdo quanto soa. Interpretado pelo experiente Kurt Russell, o personagem é apenas um dos muitos que aparecem pela primeira vez no filme que lançou esta semana nos cinemas brasileiros.

E a introdução de todas essas caras novas é feita de maneira muito natural graças ao trabalho do diretor e roteirista do longa-metragem, James Gunn. O cara, que já acertou a mão no filme anterior, mostra como está à vontade com esse disfuncional grupo de super-seres. Tanto é que a trama é muito bem encaixada, redondinha. Não vemos pontas soltas e, como em outras produções da Marvel, há uma infinidade de referências e eastereggs que farão os fãs de quadrinhos surtarem.

Mas o grande destaque de Guardiões da Galáxia vol. 2 é o humor arrebatador. As piadas são hilárias e tem para todos os gostos – das escatológicas até às mais inteligentes. Uma em especial, recordando o fracassado e finado Zune (player de música da Microsoft), fez eu rir demais. E as piadas funcionam bem porque o elenco é bom.Além de Pratt, Dave Bautista (Drax) manda bem no timing do humor.

O clima de aventura espacial também dita o ritmo e dá o tom do filme. Afinal, a franquia é o Star Wars da Marvel. As batalhas no espaço sideral, recheadas de raios laser e explosões, são uma verdadeira ode à obra de George Lucas. Isso sem contar que mostra a imensidão do universo construído pelo estúdio, que irá reunir todos os seus principais personagens no esperado Vingadores: Guerra Infinita – que chega aos cinemas no ano que vem.

Mas eu não podia terminar este texto sem destacar dois personagens fantásticos de Guardiões da Galáxia vol. 2: RocketRacoon (voz original de Bradley Cooper) e Groot (voz original de Vin Diesel). O guaxinim invocado vai se provando um alívio cômico espetacular, com tiradas marcantes. Já a criatura-árvore aparece no filme em sua versão “baby”, disparando muitas doses de fofura pela sala de cinema. Disparado o mais carismático de todos.

Enfim, o filme é mais um acerto da Marvel e vale o ingresso.

 

Nota:

 

 

.