Monica Seixas pede a cassação de “Mamãe Falei” por falas sexistas

“Mamãe Falei” em campanha na cidade de Itu em 2018, ao lado do então candidato a deputado federal Kim Kataguiri (hoje eleito) (Foto: Arquivo)

A repercussão das falas do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como “Mamãe Falei”, foi a pior possível – e com razão. O parlamentar, que estava na Ucrânia para acompanhar o conflito do país europeu com a Rússia, fez comentários sexistas sobre as mulheres ucranianas em um grupo de WhatsApp, mas os áudios vazaram e causaram indignação.

Uma das pessoas que se indignaram com as falas do deputado foi a também deputada estadual Monica Seixas (PSOL), que entrou com um pedido de cassação do mandato do colega. Ela, juntamente com um grupo de deputados, assinou no domingo (06) um documento pedindo que a pena aplicada seja a perda do mandato parlamentar. A representação requer que Arthur seja investigado por cometimento de ato de quebra de decoro parlamentar e responda a um processo disciplinar.

Arthur do Val confirmou a autoria de áudios – dentre as mensagens, estava uma em que ele dizia que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Após o vazamento das mensagens, o deputado pediu desculpas, disse que o que falou foi um erro e abandonou a pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo no último sábado (05).

“A resposta às diversas falas misóginas do deputado estadual Arthur Mamãe Falei sobre as mulheres ucranianas que passam por uma dura guerra está vindo das mulheres brasileiras, que vão ocupar as ruas contra o machismo, pela cassação do deputado e em solidariedade às mulheres ucranianas”, disse Monica Seixas em seu Facebook, convocando para um ato na última segunda-feira (07) em São Paulo. A Assembleia Legislativa também repudiou as falas do deputado.

“A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo repudia com veemência a fala do deputado Arthur do Val. O presidente, deputado Carlão Pignatari (PSDB), afirma que a atitude é inaceitável e que será tratada com rigor e seriedade pelas esferas de investigação do Parlamento. A Alesp se solidariza com as mulheres, em especial às ucranianas, e reforça sua luta em defesa e proteção de todas, representadas por conquistas históricas, ações efetivas e leis em vigor”, aponta a nota.

Arthur do Val foi o nono candidato a deputado estadual mais votado em Itu em 2018, obtendo 1.984 votos. No geral, ele foi o segundo mais votado no Estado, com 478.280 votos.