Morador do Jd. Paulista é assaltado e reclama da segurança no bairro

Thiago Pires teve sua casa roubada no mês passado. Ele também critica a situação de terrenos no loteamento

André Roedel

O assistente administrativo Thiago Augusto Pires, de 32 anos, foi vítima, junto com sua família, de um assalto à mão armada. O caso ocorreu no último dia 19 de dezembro, em frente à sua residência, no bairro Jardim Paulista II. Ele, sua esposa e seu filho de apenas oito meses de idade foram rendidos e os dois assaltantes levaram diversos pertences de sua casa.

“Por volta das 22h eu estava chegando em casa e um indivíduo me abordou apontando a arma, enquanto o outro entrou na garagem”, conta a vítima. Os assaltantes vieram de moto. Um deles escondia o rosto com o capacete, enquanto outro usava uma touca. A ação criminosa durou cerca de 30 minutos.

Thiago conta que foi rendido em um cômodo de sua residência juntamente com sua esposa e seu filho enquanto os criminosos “limpavam” sua residência. “Levaram TVs, microondas, celulares, roupas e tênis. Até fraldas eles levaram”, relata. Além disso, eles levaram uma quantia em dinheiro. Todos os itens foram colocados no interior do automóvel de Thiago, que também foi levado.

“O carro foi encontrado um dia depois no Vale das Brisas, entre o pedágio e o Road Shopping, mas sem as rodas”, explica a vítima, que registrou boletim de ocorrência na delegacia de polícia do Centro. Outro caso semelhante foi registrado, segundo ele, no dia 15, também no Jardim Paulista II. Agora, Thiago tenta tornar seu bairro mais seguro.

Para isso, ele usa da tecnologia. Assim como os moradores do bairro Vila Mariah fizeram, cerca de 150 moradores do Jardim Paulista têm um grupo no WhatsApp. Nele eles discutem melhorias para a vizinhança, como a criação de uma associação de bairro e a colocação de ronda fixa e câmeras de monitoramento.

Porém, a grande preocupação de Thiago é por conta de alguns lotes que estão sem capinar, que podem ser usados como esconderijos de criminosos. “A gente cobra da Prefeitura para manter em ordem, porém ou não tem retorno ou falam que é da Senpar (empresa responsável pelo loteamento)”, relata.

Polícia Militar orienta
O JP entrou em contato com o Polícia Militar, através do 50º Batalhão do Interior, que informou realizar periodicamente o policiamento preventivo no Jardim Paulista. “No período dos últimos seis meses constam duas ocorrências de roubos no bairro”, declarou a corporação.

“A Polícia Militar vem constantemente aperfeiçoando e adotando medidas para que haja a diminuição desses crimes não só no bairro citado, mas em toda a área da nossa cidade. Caso alguém tenha alguma informação sobre criminosos que estejam agindo nesta região poderá fazer denúncia anônima pelos telefones 190 ou 181”, prossegue em nota.

A PM ainda informa quais as atitudes a vítima deve tomar em casos como o de Thiago. “Em casos de roubo, sempre tente manter a calma, não fazer gestos bruscos ou reagir; ao retornar para casa, verifique se não há pessoas em atitudes suspeitas em frente à residência ou imediações; mantenha os telefones de contato com a Polícia sempre fáceis para acionamento imediato”, declara.