Prefeitura desmente denúncia sobre escola feita por ex-vereador

Segundo Adauto Gonçales, escola do bairro rural do Varejão seria fechada e alunos transferidos para unidade no Cidade Nova

Nesta semana, o ex-vereador Adauto Gonçales fez uma publicação em seu perfil no Facebook denunciando que a centenária EMEFEI “Fazenda Curumim”, localizada no bairro rural do Varejão seria fechada. Segundo ele, os alunos da referida unidade de ensino seriam transferidos para outra escola localizada no Cidade Nova. Porém, em nota, a Prefeitura de Itu desmentiu a informação.

“Estão querendo fechar a escola de 1ª a 5ª série no bairro Varejão, zona rural de Itu. Essa escola tem mais de 100 anos e é considerada um orgulho dos moradores. (…) Querem tirar esses pequenos de perto de sua casa para irem estudar até o bairro Cidade Nova. O por que disso?”, questionou Adauto em sua publicação.

O “Periscópio” entrou em contato com o ex-vereador por telefone. Ele informou que foi procurado por um morador da região, que repassou a informação para Adauto tentar impedir isso. Ele também disse que iria agendar em breve uma reunião entre os moradores e pais de alunos e o prefeito eleito Guilherme Gazzola (PTB), além de Thiago Gonçales (PR), seu filho e vereador eleito no último pleito municipal.

Prefeitura desmente
O JP também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Itu, que, através de nota oficial, declarou que a denúncia “não procede”. A Secretaria de Educação informou que uma assembleia foi realizada no último dia 26 de outubro, nas dependências da escola, envolvendo a diretoria, diretores de departamentos da pasta e os pais dos alunos matriculados na unidade.

Na oportunidade, “foram sugeridas algumas pequenas obras de reforma no prédio, mas sem a necessidade de paralisação das aulas e transferência das crianças para outro local. A Secretaria de Educação ressalta ainda que esta reforma foi proposta e já está sendo executada pelos pais dos alunos, auxiliados pelos moradores do bairro em que se encontra a escola”.