Rodrigo Garcia trata de recursos para a represa do Piraí com prefeitos da região

Vice-governador recebeu os prefeitos do Consórcio do Piraí no Palácio dos Bandeirantes (Foto: Divulgação)

Os prefeitos das cidades que compõem o CONIRPI (Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí) solicitaram ao deputado estadual Rogério Nogueira (DEM) uma reunião com o Governo do Estado. Eles estão preocupados com os longos períodos de estiagem, que vêm ocasionando racionamento em diversas cidades.

Eles foram atendidos nesta quinta-feira (30/09) no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. O presidente do CONIRPI, prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar (MDB); o vice-presidente, prefeito de Salto Laerte Sonsin (PL), e os prefeitos de Itu, Guilherme Gazzola (PL), e de Cabreúva, Antonio Carlos Mangini (PSDB), foram recebidos pelo vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB).

De acordo com o presidente do Consórcio, o objetivo do encontro foi apresentar o projeto de construção da Barragem do Piraí e a importância para o abastecimento das quatro cidades. “Os longos períodos de estiagem têm dificultado o abastecimento em nossa região e esta barragem é primordial para atender a demanda atual e o crescimento e desenvolvimento futuro”, explica

O vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, entenderam a importância deste projeto e solicitaram alguns documentos para dar prosseguimento para aprovar liberação de recursos para construção da Barragem. Na próxima terça-feira (05), às 10h, os prefeitos irão se reunir para 2° Assembleia Ordinária do CONIRPI e mais detalhes serão apresentados.

Projeto

A barragem do Ribeirão Piraí está localizada na divisa de Itu e Salto e poderá armazenar aproximadamente 9 bilhões de litros de água. A obra, quando concluída, visa garantir a ampliação do volume de captação dos municípios que integram o consórcio, que foi instalado no dia 12 de junho de 2003.

O órgão tem por finalidade planejar, adotar e executar planos, programas e projetos destinados a acelerar o desenvolvimento sócio-econômico e ambiental da região. Outro objetivo do Consórcio é promover programas ou medidas destinadas à recuperação do meio ambiente das quatro cidades consorciadas, com atenção especial ao Ribeirão Piraí.