Sinfônica de Indaiatuba abre temporada 2022 de concertos com Mozart e Beethoven

A apresentação acontece no anfiteatro Rainha dos Apóstolos, no Mosteiro de Itaici, com entrada franca e por ordem de chegada (Foto: Felipe Gomes/AMOJI)

Com obras de Mozart e Beethoven, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba abre sua temporada 2022 de concertos com um objetivo: celebrar a vida. A apresentação acontece na sexta-feira (18), às 20h, no anfiteatro Rainha dos Apóstolos, no Mosteiro de Itaici (Rodovia José Boldrini, 170, Itaici). A direção e a regência são do maestro Paulo de Paula e a entrada é gratuita.

Em meio ao fluir de acontecimentos, o mundo se renova a cada instante. Depois de um período tão complexo quanto a vivência de uma pandemia, mudanças marcantes chegaram.

A Orquestra vem com a proposta de refletir sobre este novo momento através da combinação de peças musicais que condizem com esses sentimentos, que serão executadas ao longo da temporada de concertos em 2022.

É uma tradição da Sinfônica apresentar, no primeiro concerto do ano, uma das nove Sinfonias do compositor Ludwig van Beethoven. Dessas, já foram tocadas cinco, e para este ano, a escolhida foi a de nº 4.

Esta obra difere das outras oito por sua leveza, vivacidade e brilho, representando um toque de luz ao espírito de amor à vida que a Orquestra quer ressaltar. A Sinfonia nº 4 também está situada entre duas das mais famosas deste conjunto, a de nº 3, chamada de Eroica, e a de nº 5.

Porém, antes de Beethoven, o repertório traz ainda a abertura da ópera Don Giovanni, uma das mais conhecidas de Wolfgang Amadeus Mozart, ao lado de Flauta Mágica.

Transitando entre séria e cômica, essa obra trata da história de Don Giovanni, o próprio Don Juan: conquistador sem escrúpulos ou qualquer tipo de regra moral. Aliás, a lenda conta que Mozart compôs esta abertura na noite anterior à estreia, em 1787.

A apresentação acontece no anfiteatro Rainha dos Apóstolos, no Mosteiro de Itaici, com entrada franca e por ordem de chegada. O concerto é realizado pela Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (AMOJI), em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Para o evento, haverá exigência de comprovação de esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), ou pelo menos uma dose da vacina com apresentação de resultado negativo de teste para Covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes da realização do evento. Além disso, o uso de máscara é obrigatório durante toda a permanência no evento, em prevenção à Covid-19.