Pai de menino morto por picada de escorpião fala ao JP

Nesta semana, após a publicação da matéria na quarta-feira (20), o vigia Fernando da Silveira Moraes, pai do menino Gabriel da Silveira Moraes, de nove anos de idade, que morreu no dia 15 deste mês após ser picado por um escorpião, procurou nossa reportagem.

Morador da Vila São José, Fernando comenta que foi a primeira vez que o animal apareceu em sua residência. “Aqui em casa nós nunca tínhamos achado escorpião, foi a primeira vez e já apareceu fazendo tudo isso daí. Eu não imaginava que uma coisa dessa poderia acontecer comigo”, lamenta.

“Eu via acontecendo com outras pessoas, mas nem sabia que estava tendo uma ‘epidemia’ de escorpião por aqui. Agora que aconteceu isso com o meu filho é que fiquei sabendo. Não ligava muito pra isso, mas depois que acontece a gente vê o caos que está”, acrescenta o pai.

Gabriel faleceu dia 15 [uma sexta-feira], mas começou a passar mal na manhã do dia 14, de acordo com Fernando. “Ele acordava cedo. Ele saiu [para o quintal] e foi questão de dois minutos ele já entrou em casa gritando de dor e na hora a gente não imagina que foi um escorpião que picou o filho da gente. Ele começou a gritar que estava morrendo, que era sério, eu fiquei desesperado e já liguei pra ambulância”, relata.

O pai da criança explica à reportagem que solicitou a ambulância por volta das 7h, porém a mesma estaria em uma ocorrência no bairro Cidade Nova. “Às 8h, o Corpo de Bombeiros veio em casa e nos socorreu depois de dizer que o setor de ambulância havia pedido o encaminhamento”, explica.

Ele faz questão de desmentir os boatos circulados em redes sociais, de que seu filho não teria recebido o devido atendimento. “A gente foi bem atendido no Hospital Infantil. No caso, eles me falaram que estavam dando o soro antiescorpiônico. Não tem motivos para eles mentirem”, declara.

Sobre todo o processo passado por Gabriel, que posteriormente foi encaminhado ao Hospital Regional de Sorocaba [onde faleceu], ele não tem dúvidas de que seu filho foi vítima de um escorpião. “Ele estava consciente, estava vomitando um pouco e depois parou, mas o coração dele acelerava e diminuía e conversei com um amigo meu biólogo e ele disse que realmente esse é um sintoma do [veneno do] escorpião [no organismo]. Ele também estava com o peito doendo e teve convulsão aqui em casa, mas o atendimento foi bom tanto aqui quanto em Sorocaba, ótimos profissionais”.

No último domingo (17), Fernando disse ter achado um escorpião em sua casa. “Não tenho dúvidas de que foi esse escorpião que levou o meu filho e o cachorro”, explica. O cachorro da família faleceu ainda no dia 14, de acordo com o pai, que ainda aguarda o laudo da morte de seu filho. Fernando, que morava somente com o filho, possui outras duas filhas e aproveita para deixar uma mensagem.

“População, fique esperta, porque está tendo uma ‘epidemia’ de escorpião. A casa pode estar limpinha que aparece”. O pai falou ainda à reportagem que teve a casa dedetizada nesta semana, porém sugere que a Prefeitura faça trabalhos de prevenção. “A zoonoses diz que vem dedetizar caso apareça escorpião na casa, mas acredito que se pudesse ser feito um trabalho preventivo, seria muito melhor. Aqui no bairro está cheio deles”, conclui.

Um comentário em “Pai de menino morto por picada de escorpião fala ao JP

  • 26/07/2022 em 07:17
    Permalink

    Escorpio é prigoso mesmo. Mata cschoro, peche e até crianças.
    Solução: não tem
    Ou botar uma galonha em casa.

Os comentários estão desativados.